Etapas antecedentes a I Confecom estão em curso na maior parte do País. Em 20 estados os poderes executivo ou legislativo já convocaram a etapa. Na próxima reunião a Comissão Organizadora Nacional pode convocar nos sete estados restantes.
Rondônia, Amazonas, Maranhão, Acre, Amapá, Tocantins e Santa Catarina ainda não convocaram a conferência estadual. Jonas Valente, do Coletivo Intervozes e da Comissão Organizadora Nacional informou que na reunião realizada na quarta-feira (23.09) foi encaminhado que a própria comissão nacional poderá convocar as etapas.
Então serão organizadas Comissões Organizadoras Locais. Segundo ele apenas o repasse de recursos ainda não está assegurado – inclusive por dificuldades operacionais: não tem para quem passar e pode não haver tempo hábil.
O prazo para o executivo local convocar era 15 de setembro e o legislativo 20. Mas segundo Jonas há um acordo político para aceitar convocações fora do prazo. A preocupação agora é com os estados em que por questões políticas não houve convocação.
Segundo Jonas Valente a Comissão Organizadora Nacional terá que indicar pessoas e entidades para tocar o processo nos estados onde ainda não foi convocada etapa. “Mas não é obrigatório que estados sem mobilização realizem a etapa. Vai ser necessário avaliar se há condições. O regimento interno exige que 14 estados realizem etapas para que a Conferência Nacional possa ser realizada”, informou.
Agência Pulsar

Nenhum comentário:
Postar um comentário