quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ESTADOS – I CONFECOM

Conferência de comunicação já está convocada em 13 estados



Com a publicação da portaria que estabelece o Regimento Interno da I Conferência Nacional de Comunicação aumenta o número de governos estaduais convocando etapas preliminares.

A portaria que estabelece o Regimento Interno foi publicada no dia 3 de setembro. Somente esta semana seis estados formalizaram a convocação das etapas estaduais da conferência.

Agora 13 estados já convocaram as etapas eletivas: Pará, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, Bahia e Espírito Santo. Onde o executivo não se comprometer com a convocação as assembléias legislativas poderão convocar.

A I Conferência Nacional de Comunicação foi garantida pelo presidente Lula no Fórum Social Mundial, realizado em janeiro na cidade de Belém, no Pará. A Confecom é uma antiga reivindicação dos movimentos sociais, especialmente dos que lutam pelo direito à comunicação.

Depois dos anúncio cresceu a expectativa sobre a realização do evento, que já sofreu os mais diversos problemas. O próprio decreto convocando a I Confecom foi publicado quatro meses depois do anúncio. Houve corte drástico do orçamento, divergências do setor empresarial que se retirou da Comissão Organizadora Nacional e atraso de meses na publicação do Regimento Interno.

Apesar de tudo isso a sociedade civil segue se organizando para debater os três eixos temáticos estabelecidos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: Direitos e Deveres”. Cada eixo abriga diversos temas relacionados. Ao todo são 56 temas a ser discutidos durante os debates regionais e na plenária nacional, em dezembro, na capital federal. (pulsar/cnpc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário